Gestão do Conhecimento : Resumos de Livros

Como ler muito, sem ler muito, em pouco tempo? Como separar o que é relevante ser lido do que não é?

Para ler os resumos, favor cadastrar-se. Se você já for cadastrado, clique aqui para efetuar o login.

Clique para ler o resumo A ARTE DA VISÃO DE LONGO PRAZO, de Peter Schwartz, ed. Best-Seller.

Como planejar o futuro de forma correta em um mundo de incertezas. Livro com 216 páginas, resumido em 13 páginas.

Clique para ler o resumo A CAUDA LONGA, De Chris Anderson, ed. Campus.

O modelo econômico atualmente adotado no mundo inteiro, baseado na escassez, deve mudar para um modelo econômico novo, baseado na abundância, proporcionando aos consumidores uma capacidade de escolha praticamente ilimitada e permitindo aos produtores criar nichos quase infinitamente. Livro com 256 páginas, resumido em 10 páginas.

Clique para ler o resumo A DANÇA DAS MUDANÇAS, de Peter Senge, ed. Campus.

As novas teorias sobre liderança e sucesso de longo prazo em iniciativas de mudança mostram como acelerar o sucesso e evitar os obstáculos que possam minar a continuidade dos processos. Livro com 680 páginas, resumido em 13 páginas.

Clique para ler o resumo A EMPRESA NA VELOCIDADE DO PENSAMENTO, de Bill Gates, ed. Cia. das Letras.

As empresas da Nova Economia funcionando como um sistema nervoso digital. Livro com 444 páginas, resumido em 10 páginas.

Clique para ler o resumo A LÓGICA DO CISNE NEGRO, de Nassim Nicholas Taleb, ed. Best-Seller.

O que o sucesso do Google e o 11 de Setembro têm em comum? Os dois são exemplos claros de um cisnenegro - um evento imprevisível, impactante e que é a base de quase tudo sobre o mundo, da ascensão das religiões à vida pessoal. Em 'A Lógica do Cisne Negro', Nassim Taleb retoma temas como sorte, incerteza, probabilidade e conhecimento. Nesta obra, o leitor aprenderá, a tirar proveito de cisnes negros e ter outra visão de mundo. Livro com 426 páginas, resumido em 10 páginas.

Clique para ler o resumo A NOVA ERA DA INOVAÇÃO, de C. K. Prahalad e M. S. Krishnan, ed. Campus.

A plataforma de inovação contínua é a chave para a era em que ingressamos e depende de uma capacidade nunca vista de unir os conceitos com sua forma operacional. O papel da tecnologia nisso é realmente preponderante. Livro com 256 páginas, resumido em 9 páginas.

Clique para ler o resumo A ESTRATÉGIA DA LEALDADE, de Frederick F. Reichheld, ed. Campus.

Como conquistar e manter a lealdade de clientes e funcionários. Livro com 363 páginas, resumido em 5 páginas.

Clique para ler o resumo A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL, de W. Chan Kim e Renée Maugborne, ed. Campus.

Em um mercado saturado e com alto grau de competição, em que os produtos cada vez menos se distinguem e a guerra de preços está sempre presente, toda empresa que quiser alcançar o crescimento sustentável precisa dar uma virada estratégica, deixando o "oceano vermelho" da concorrência sangrenta para criar um novo espaço no mercado: o "oceano azul". Os autores apresentam os seis princípios de uma estratégia de oceano azul bem-sucedida e descrevem muitos casos empresariais que foram exemplares neste sentido. Livro com 241 páginas, resumido em 15 páginas.

Clique para ler o resumo A REVOLUÇÃO DECISIVA, de Peter Senge et alii, ed. Campus.

Se a história já demonstrou que toda etapa cumpre seu ciclo, a mudança climática demonstra que estamos chegando ao fim da era industrial. Empresas e pessoas não conseguirão escapar da revolução que se desenha. Livro com 416 páginas, resumido em 12 páginas.

Clique para ler o resumo A SABEDORIA DO CAOS, de F. David Peat e John Briggs, ed. Campus.

A teoria do caos, utilizada a princípio para compreender os movimentos que criam as tempestades, os rios turbulentos e os furacões, vem sendo aplicada a tudo, desde a medicina e os conflitos armados até a dinâmica social e as teorias sobre como as organizações se formam e transformam. A sociedade moderna é obcecada em conquistar e controlar cientificamente o mundo ao seu redor e o caos sugere que, em vez de resistir às incertezas da vida, deveríamos aproveitar as possibilidades que elas oferecem. Neste livro, os autores desenvolvem sete lições para abraçar o caos na vida cotidiana. Livro com 179 páginas, resumido em 14 páginas.

Clique para ler o resumo A TEIA DA VIDA, de Fritjof Capra, ed. Cultrix.

Uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Livro com 256 páginas, resumido em 7 páginas.

Clique para ler o resumo A VERDADE DOS FATOS, de Jeffrey Pfeffer e Robert Sutton, Ed. Campus.

Os autores analisam a dificuldade enfrentada pelas empresas para implementar o conhecimento adquirido e propõem nove princípios de implementação. Também recomendam atenção às meias verdades perigosas, como a de que o trabalho é fundamentalmente diferente de outros aspectos da vida. Livro com 336 páginas, resumido em 11 páginas.

Clique para ler o resumo AUTOGERENCIAMENTO, de Jagdish Parikh, ed. Saraiva.

Como alcançar um alto nível de bem-estar mental, emocional e físico, para um excelente desempenho em sua vida pública, profissional e pessoal com harmonia. Livro com 280 páginas, resumido em 6 páginas.

Clique para ler o resumo BLINK, de Malcolm Gladwell, ed. Rocco.

Duas estratégias muito diferentes permitem dar sentido a uma situação. Uma é consciente e se caracteriza por ser lenta e exigir muita informação. A outra é mais rápida e opera inicialmente em um nível não-consciente. O autor advoga que, com a segunda, utilizando a capacidade de "pensar sem pensar", num "piscar de olhos", pode-se chegar a conclusões muito melhores, além de mais rápidas. Ele explica como aperfeiçoar esse processo. Livro com 254 páginas, resumido em 10 páginas

Clique para ler o resumo CINCO MENTES PARA O FUTURO, de Howard Gardner, ed. Artmed.

Esqueça a inteligência racional, a emocional, a social. A pessoa que desenvolver cinco mentalidades - disciplinada, sintetizadora, criadora, respeitosa e ética – é que estará bem preparada para esta nova era. Livro com 160 páginas, resumido em 12 páginas

Clique para ler o resumo CIRQUE DU SOLEIL: A REINVENÇÃO DO ESPETÁCULO, de Lyn Heward e John Bacon, ed. Campus.

Por meio de personagens fictícios, o livro revela segredos sobre o processo criativo do Cirque du Soleil, sobre como os profissionais lidam com aspectos como medo, confiança, riscos, motivação etc. Entre os segredos destaca-se este: “Erre mesmo, com vontade”. Livro com 160 páginas, resumido em 9 páginas

Clique para ler o resumo COMPETIÇÃO ANALÍTICA: VENCENDO ATRAVÉS DA NOVA CIÊNCIA, de Thomas H. Davenport e Jeanne G. Harris, ed. Campus.

O uso de sofisticadas análises estatísticas e modelos preditivos pode servir a diversos processos numa organização: estratégia, marketing e desenvolvimento de produtos, gestão de pessoas e gerenciamento da cadeia de fornecimento. Livro com 268 páginas, resumido em 11 páginas

Clique para ler o resumo CRM NA VELOCIDADE DA LUZ, de Paul Greenberg, ed. Campus.

Na Nova Economia do século XXI, a perda de tempo traduz-se em perda de clientes, o que significa perda de dinheiro. Mas como manter o ritmo quando os clientes estão se movendo cada vez mais rápido em suas demandas por atendimentos mais velozes? Como manter seus clientes, quando a mudança para um outro fornecedor é tão simples quanto clicar um mouse sobre a tela? CRM é a resposta. Este livro revela estratégias bem sucedidas para a alavancagem das mais modernas tecnologias voltadas à conquista e à manutenção de clientes. O autor enfoca as tecnologias baseadas na Web disponíveis para implementação de um sistema CRM e explicita como selecionar as ferramentas certas para cada negócio. Livro com 288 páginas, resumido em 14 páginas

Clique para ler o resumo E-LEARNING, de Marc J. Rosenberg, ed. Makron Books.

O livro aborda não apenas os desafios tecnológicos do treinamento com base na Web e o gerenciamento do conhecimento, mas também o desenvolvimento de uma estratégia abrangente de aprendizado no âmbito organizacional. Marc Rosenberg discute as questões tecnológicas e aborda as questões políticas, organizacionais e estratégicas vitais envolvidas no processo de tornar o e-learning uma realidade. O autor explica os princípios básicos de uma estratégia abrangente de aprendizado com base na Internet. Dividido em três partes, a obra oferece um equilíbrio essencial entre a criação de um ótimo e-learning (questões de design e de tecnologia) e sua implementação (questões de aceitação e de suporte). Em cada capítulo, exemplos ilustram os componentes-chave de uma estrutura eficaz de e-learning. Livro com 342 páginas resumido em 17 páginas

Clique para ler o resumo EM BUSCA DA EMPRESA QUÂNTICA, de Clemente Nóbrega, ed. Ediouro.

Analogias entre o mundo das ciências e o mundo dos negócios. Livro com 382 páginas, resumido em 5 páginas

Clique para ler o resumo EMPRESAS FEITAS PARA VENCER, de Jim Collins, ed. Campus.

Este livro sugere ao leitor descobrir o que é necessário para transformar o bom em ótimo e fala de como transformar uma boa organização numa organização que gera excelentes resultados sustentáveis. Trata, essencialmente, dos princípios atemporais do processo de transição de boa empresa para grande empresa. A obra, baseada em uma pesquisa com empresas norte-americanas, procura mostrar quais são os fatores que criam as grandes organizações duradouras de qualquer tipo. O autor aborda a relação entre valores corporativos e as grandes empresas duradouras. Inclui entre os capítulos - o bom é inimigo do ótimo, liderança nível 5, uma cultura de disciplina, aceleradores tecnológicos. Livro com 396 páginas, resumido em 15 páginas

Clique para ler o resumo EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE, de John R. Katzenbach e Douglas K. Smith, ed. Campus.

O que faz a diferença no desempenho de uma equipe? Livro com 256 páginas, resumido em 15 páginas

Clique para ler o resumo EXECUÇÃO: A DISCIPLINA PARA ATINGIR RESULTADOS, de Ram Charan e Larry Bossidy, ed. Campus.

Este é um livro sobre como fechar a lacuna entre os resultados prometidos e os alcançados. Realizações bem-sucedidas resultaram da prática voltada para a execução - unir pessoas, estratégia e operações - os três processos-chave de cada negócio. Liderar esses processos é o verdadeiro trabalho da gerência - não apenas formular uma 'visão', deixando a tarefa de torná-la realidade para os outros. Bossidy e Charan revelam a importância do total e profundo envolvimento em uma organização e explicam por que um diálogo consistente sobre pessoas, estratégias e operações gera uma empresa baseada em honestidade e realismo. Livro com 264 páginas resumido em 6 páginas

Clique para ler o resumo FEITAS PARA DURAR, de James Collins e Jerry Porras, ed. Rocco.

Práticas bem-sucedidas de empresas visionárias. Livro com 408 páginas, resumido em 9 páginas

Clique para ler o resumo FOCO, de Al Ries, ed. Makron Books.

Uma questão de vida ou morte para as empresas. Livro com 314 páginas, resumido em 14 páginas

Clique para ler o resumo GUERRA DAS MARCAS, de David D’Alessandro, ed. Makron Books.

O livro oferece ao leitor um roteiro para o sucesso em um mercado dominado por consumidores que esperam ser seduzidos, bem como servidos, pelos produtos que compram. O autor, baseado em sua experiência como criador de marcas e em exemplos, apresenta uma série de princípios que os criadores de marcas podem usar em qualquer mercado. Livro com 172 páginas, resumido em 16 páginas

Clique para ler o resumo INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, de Daniel Goleman, ed. Objetiva.

A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Livro com 375 páginas, resumido em 10 páginas

Clique para ler o resumo LIDERANÇA E A NOVA CIÊNCIA, de Margaret J. Wheatley, ed. Cultrix.

O novo perfil do líder empresarial do século XXI. Livro com 167 páginas, resumido em 10 páginas

Clique para ler o resumo MBA? NÃO, OBRIGADO!, de Henry Mintzberg, ed. Bookman.

Uma crítica aos programas de MBA, que, em vez de prepararem executivos para a nova economia, formam teóricos de teorias ultrapassadas que pretendem gerir empresas sem compreendê-las. Livro com 428 páginas, resumido em 10 páginas

Clique para ler o resumo MAQUIAVEL NA ADMINISTRAÇÃO, de Gerald R. Griffin, ed. Atlas.

Práticas bem-sucedidas de empresas visionárias. Livro com 408 páginas, resumido em 9 páginas

Clique para ler o resumo MARKETING: MUITO ALÉM DO FEELING, de Kevin Clancy e Peter Krieg, ed. Campus.

As necessidades de dialogar com Blink, a paradigmática obra de Malcolm Gladwell, levou os defensores do marketing contra-intuitivo a atualizar seus argumentos a favor de pesquisas para lançar e divulgar produtos e serviços. Livro com 296 páginas, resumido em 14 páginas

Clique para ler o resumo MUNDOS IMAGINADOS, de Freeman Dyson, ed. Cia. das Letras.

Especulações sobre o futuro da espécie humana, imaginando diferentes mundos nos quais a humanidade poderá se desenvolver ao longo dos próximos séculos e milênios. Livro com 160 páginas, resumido em 10 páginas

Clique para ler o resumo NUTS, de Kevin Freiberg e Jackie Freiberg, ed. Manole.

As soluções criativas da Southwest Airlines para alcançar o sucesso pessoal e nos negócios. Livro com 464 páginas, resumido em 8 páginas

Clique para ler o resumo O CÉREBRO DO FUTURO, de Daniel Pink, Ed. Campus.

O mundo em breve não será mais o mesmo - com a Era da Informação e a otimização dos processos operacionais e científicos, o diferencial das pessoas estará em qualidades como a capacidade de inventar, ser criativo, ter empatia e criar significados. O lado artístico, associado ao lado direito do cérebro, será em breve muito mais valorizado que o lado esquerdo. Isto mudará radicalmente a realidade para quem procura sucesso pessoal e profissional para o futuro. Este livro explica as origens desta mudança e revela as seis principais características necessárias para atingir o sucesso nessa nova realidade, oferecendo exercícios desenvolvidos por especialistas para ajudar as pessoas a cultivar essas habilidades. Livro com 280 páginas, resumido em 10 páginas

Clique para ler o resumo O MONGE E O EXECUTIVO, de James C. Hunter, ed. GMT.

Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Livro com 144 páginas, resumido em 10 páginas

Clique para ler o resumo O MUNDO É PLANO, de Thomas Friedman, ed. Campus.

O mundo é "chato". Não se tratado planeta que habitamos, mas do modo como vivemos. Se a Terra ainda é redonda geograficamente, o mundo que nos cerca é "chato", porque foi nivelado, horizontalizado. O autor explica as raízes disto pelo que chama de "tripla convergência", composta pela atuação conjunta de dez forças de achatamento, por modelos de criação de valor horizontais e pela entrada em cena de novos competidores vindos de países do Leste Europeu, da índia e da China. E traz à tona as conseqüências disso tudo para empresas e países. Livro com 471 páginas, resumido em 12 páginas

Clique para ler o resumo O VERDADEIRO PODER, de Vicente Falconi Campos, ed. INDG.

Uma análise das práticas de gestão que realmente conduzem a resultados revolucionários. Livro com 158 páginas, resumido em 7 páginas.

Clique para ler o resumo OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES, de Stephen R. Covey, ed. Best-Seller.

Stephen R. Covey acredita que vencer ou fracassar é resultado de sete hábitos. São eles que distinguem as pessoas felizes, saudáveis e bem-sucedidas das fracassadas ou daquelas que sacrificam o equilíbrio interior e a felicidade para alcançar êxito. Neste livro estão contidos os princípios fundamentais da eficácia humana - sete hábitos básicos e primordiais que representam a interiorização dos princípios corretos, nos quais estão baseados o sucesso e a felicidade duradoura. Livro com 448 páginas, resumido em 7 páginas

Clique para ler o resumo PAIXÃO POR VENCER, de Jack Welch e Suzy Welch, ed. Campus.

Os autores abordam os princípios básicos da filosofia administrativa do executivo que transformou a GE - General Eletric na empresa mais valiosa do mundo. Tratam de questões de liderança, seleção e gestão de pessoas; fazem reflexões sobre a criação de vantagens estratégicas, orçamentos e o crescimento; e debruçam-se sobre como uma carreira deve ser administrada. Livro com 346 páginas, resumido em 13 páginas

Clique para ler o resumo PREVISIVELMENTE IRRACIONAL, de Dan Ariely, ed. Campus.

Vivemos em dois mundos, um dominado pelas normas sociais e outro pelas normas do mercado. Introduzem-se, cada vez mais, normas sociais no universo corporativo e vice-versa. Esta é apenas uma de nossas irracionalidades. Livro com 304 páginas, resumido em 8 páginas

Clique para ler o resumo REINVENTANDO O SEU PRÓPRIO SUCESSO, de Marshall Goldsmith e Mark Reiter, ed. Campus.

Impondo como ponto de partida um feedback sobre o executivo captado com o maior número possível de pessoas, um dos mais célebres coachs do mundo ensina, com seu coautor, a eliminar tudo que atrapalha a contínua ascensão na carreira. Livro com 204 páginas, resumido em 10 páginas

Clique para ler o resumo RETORNO SOBRE CLIENTES, de Don Pepers e Martha Rogers, ed. Campus.

Esqueça o retorno para o acionista. é hora de as empresas adotarem um indicador financeiro inovador, capaz de quantificar o valor real que estão criando com suas várias iniciativas e ações de negócios: o retorno sobre os clientes, ou ROC - Return On Clients. Segundo oa autores, para adotar uma abordagem baseada no ROC é preciso passar por uma transformação radical, que compreende sete princípios. Saiba também como se calcula o ROC. Livro com 324 páginas, resumido em 12 páginas

Clique para ler o resumo TALENTOS OCULTOS, de Charles O’Reilly III, ed. Campus.

A “guerra por talentos” é uma batalha que todas as empresas acreditam que devem lutar. Mas enquanto seus concorrentes estão ocupados perseguindo os mesmos indivíduos “quentes”, as empresas espertas fazem algo infinitamente mais difícil de copiar – estão construindo organizações que permitem às pessoas comuns, em todas as mesas e cubículos, obter resultados correspondentes às estrelas. Livro com 320 páginas resumido em 14 páginas

Clique para ler o resumo TRANSFORMANDO A ORGANIZAÇÃO, de Francis Gouillart e James
N. Kelly, ed. Makron Books.

A transformação das empresas para enfrentar os paradigmas da Nova Economia. Livro com 412 páginas, resumido em 8 páginas

Clique para ler o resumo UM MUNDO SEM POBREZA, de Muhammad Yunus, ed. ática.

é possível erradicar a pobreza sem acabar com o capitalismo globalizado – desde que mudem as regras financeiras e a mentalidade das pessoas. Yunus, prêmio Nobel da Paz, propõe para isto a empresa social e o banco dos pobres. Livro com 263 páginas, resumido em 10 páginas

Clique para ler o resumo WIKINOMICS, de Don Tapscott e Anthony D. Williams, ed. Campus.

A revolução das comunicações que estamos vivendo, impulsionada pela internet e, mais especificamente, pela WEB 2.0, trouxe uma nova forma de encarar o desenvolvimento dos negócios. De agora em diante, os locais de trabalho wiki terão peso cada vez maior na inovação. Livro com 368 páginas resumido em 9 páginas